quem somos?
Olá! Nós somos o Coletivo Foca, um grupo formado inicialmente por dois artistas e educadores: a Magê e o Wil, mas que hoje já conta com uma equipe com vários artistas e educadores. Criamos o coletivo oficialente em 2019, mas na verdade ele já existia na ideia, e até mesmo na prática, há muito mais tempo. Nós dois temos formação em teatro, e nos conhecemos em 2007, numa peça onde trabalhamos como atores. Desde então, nasceu uma grande afinidade profissional, e começamos a trabalhar juntos em muitos projetos, não só de teatro, mas também de educação, com oficinas, mediação de espaços de brincar, etc, dentro de diversos grupos e companhias (Núcleo Girândola, Cia Conto em Cantos, Coletivo Território B, entre outros). Nossa afinidade tem a ver com nosso olhar sobre a arte e a educação: acreditamos no lúdico, na experiência do encontro, em processos educativos que acontecem através do aprendizado mútuo, em uma relação horizontal entre adultos e crianças, entre tantas outras coisas. E foi assim que em 2019 decidimos finalmente criar este grupo, um espaço para pensar e propor projetos que misturem arte e educação de uma maneira leve, responsável e divertida. Dentre as nossas ações, estão oficinas, atividades lúdicas, mediação de espaços de brincar, mediação de leitura, atividades para a primeira infância, teatro e contação de histórias.
Esta é a Magê. Ela é atriz, figurinista, educadora, diretora e está sempre inventando alguma coisa nova pra fazer. Ela é graduada em artes cênicas, e adora atuar, mas também sempre gostou de costura e outras artes manuais, e foi assim que acabou virando figurinista. E aí acabou trazendo toda essa experiência para as suas atividades em educação. Ela também adora dançar e trabalhar com expressão corporal, jogos teatrais e também misturar as várias linguagens artísticas.
Esta é Luciana. Ela é atriz, professora, produtora e dançarina nos sonhos. É mestra e graduada em teatro, mas desde criança já era experte em ensaiar com as visitas e apresentar para os adultos da casa. Depois brincou de fazer teatro com alguns grupos e hoje aterrissou na Cia Madeirite Rosa, terreno só de mulheres. Há um tempão é professora de uma escola muito especial, a EMIA, onde as brincadeiras e as vontades das crianças falam mais alto.
A Naga é mulher, atriz, cantora, compositora, arte educadora e mamãe da Violeta. Gosta muito de cantar, tocar violão e brincar de inventar histórias cantadas. Ela é educadora de música da Fábrica de Cultura do Capão Redondo e também trabalha com educação em vários outros projetos.
A Patrícia é multi artista e arte educadora, é formada em teatro pela Escola Livre de Teatro, já participou de espetáculos circenses em lona de circo, é formada em Artes Visuais pela Universidade Norte do Paraná e hoje tem seu carro chefe de criação na escrita e Narrações de Contos Infantis e projetos onde dialoga literatura com artes e brincadeiras.
A Natália é atriz, contadora de histórias,diretora teatral e dramaturga. É co-fundadora do grupo A Hora da História, onde conta história e desenvolve vários projetos há muitos anos, e também do Núcleo Girândola, onde já escreveu e dirigiu as peças Melancia e Coco Verde e Comigo meu Umbigo, além de produzir e atuar em vários outros trabalhos.
A Nata é arte-educadora, professora e pesquisadora. Ama as danças populares brasileiras, em especial o cavalo-marinho. Ela também gosta de estudar e tem formações em áreas diferentes, como a Filosofia, as Artes Combinadas e a Psicologia Social. Ela acredita que o brincar é uma forma de dar sentido e ser livre, e se alegra toda vez que participa de uma roda, oficina, encontro e mediação de leitura.
Este é o Wil. Além de ter formação como ator, ele também é graduado em filosofia! Ele é daquelas pessoas que gostam de entender como tudo funciona e procurar soluções criativas para resolver os problemas. E foi assim que ele acabou indo trabalhar até com cenografia. Ele é daquelas pessoas que gostam de experimentar de tudo um pouco. Inclusive ele gosta muito de culinária, e também gosta de ensinar todo mundo a cozinhar.
Este é PC Carraturi. Sua formação inclui Edificações, Design Gráfico, Licenciatura em Educação Artística e Ator, mas ele gosta mesmo é de estar com gente pequenas e grandes, para criar coisas novas e divertidas, com muita animação... falando nisso, adora cinema e fazer animações é uma de seus passatempos favoritos. Adora instrumentos musicais, ou seja tudo que envolve Arte o deixa feliz, e ser feliz é muito importante.
A Bruna Amado é atriz e educadora. Se graduou em licenciatura em Artes Cênicas, durante a faculdade leu muitas histórias, mas depois ficou querendo conhecer as histórias que estavam espalhadas pelos diferentes cantos de nosso país, e assim foi, passeou um bocado e adora contar o que viu e ouviu! Também aprendeu muitas brincadeiras e cantigas por ai!
A Rafaela Carneiro, que gosta mesmo de ser chamada de Rafa ou de Rafinha, é atriz, diretora e educadora. Ela gosta muito de teatro e também das palavras e da Língua Portuguesa e, por isso, fez faculdade de Letras. A Rafa já trabalhou também com figurinos e cenografia. Atualmente, ela está bastante empolgada desenvolvendo uma antiga paixão criando seus primeiros trabalhos musicais.